09 outubro 2012

8

Pílula Anticoncepcional: Mitos e Verdades

Bom meninas, como algumas de vocês devem ter notado, eu não postei muito nessa semana. Isso se deve ao fato de eu estar muito ocupada, eu peço sinceras desculpas pela ausência! Hoje eu resolvi postar sobre pílulas anticoncepcionais, pois muitas amigas me perguntam sobre isso e se interessam bastante nesse tópico. Quero deixar claro que as dicas que eu estou postando são ou de pesquisas que eu fiz ou (e principalmente) por experiência própria, ou seja, talvez o que aconteceu comigo não aconteça necessariamente com vocês!


Primeiramente, o que é isso? A pílula contraceptiva oral combinada, combina os hormônios estrogênio e progestágeno para inibir temporariamente a fertilidade da mulher, ou seja, a ideia principal é o controle de natalidade. Porém, a pílula pode ser receitada por outros motivos, como por exemplo menstruação desregulada e acne em excesso.

Mitos e Verdades:

1: Pílula Engorda? Por mais que algumas pessoas jurem que isso é mentira, infelizmente, isso pode ser sim uma verdade (foi comigo). Depende muito da pílula e de sua dosagem, porém existe a chance. Ela não engorda diretamente, mas a combinação desses hormônios tende a aumentar o apetite e também a retenção de líquidos, podendo também causar celulite. 

2: A pílula afeta a sua fertilidade para sempre. Mito. A fertilidade será afetada durante o uso da pílula, e também existem chances de afetar os 3 primeiros meses depois que você parar de toma-lá. Depois disso, a sua fertilidade voltará ao normal.

3: Se uma ou mais pílulas forem esquecidas por mais de 12 horas, o efeito diminui. Verdade. Um fato sobre pílulas é que se você é o tipo de pessoa que esquece tudo, é melhor se ligar na hora de decidir tomar a pílula, pois você terá que dar um jeito de lembrar, seja com lembretes ou despertadores.

4: A pílula é o melhor método anticoncepcional. Mito. Apesar de nenhum método ser 100% seguro, existem sim métodos mais seguros e inclusive mais práticos. 

5: A pílula provoca acne. Mentira. Na verdade, a pílula é receitada como combate à acne pelo fato de controlar a oleosidade da pele.

6: A pílula pode afetar o desejo sexual da mulher. Bom, isso depende muito do caso. Por exemplo, se uma mulher começou a usar a pílula pois iniciou ou voltou a ter sua vida sexual, a pílula pode aumentar a libido, por causar sensação de segurança. Por outro lado, algumas mulheres constatam que a pílula causa pressão e altera os hormônios de forma que a libido diminui. 

7: Antibióticos alteram/cortam o efeito da pílula. Verdade! É extremamente necessário o uso de preservativos enquanto a mulher que toma pílula estiver tomando antibióticos, pois a pílula deixa de ser efetiva. É importante conversar com o seu médico e ler a bula para se informar sobre os cuidados que devem ser tomados.

8: A pílula tem efeitos colaterais. Verdade. Isso não quer dizer que isso acontecerá com você, pois varia muito de mulher para mulher, mas geralmente os principais efeitos colaterais de pílulas anticoncepcionais são dores de cabeça, náusea, sangramento e alteração no ciclo menstrual. Esse é o maior motivo pelo qual as mulheres deixam de tomar a pílula no primeiro ano de uso: a instabilidade causada no corpo.



Bom, é isso meninas, espero que tenham gostado! Me desculpem mais uma vez pela ausência! :)

8 comentários:

  1. Jujuuuu adorei o post... mas é claro que além disso devemos sempre nos prevenid usando camisinha principalmente as solteirasssss assim como eu né... Proteção nunca é demais.!!!!! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaa, você e seus comentários sempre me completam! Obrigada por sempre me ajudar! Ps: isso é a mais pura verdade!!! Proteção sempre em primeiro lugar...

      Excluir
  2. Faltou falar da possibilidade de tomar pílula dem o tal intervalo de sete dias e que quem toma pílula não menstrua, mas tem sangramento por supressão hormonal.
    Aliás a possibilidade de tomar pílula de forma contínua é uma boa notícia para as mais esquecidas, porque esquecer de tomar uma pílula depois de 21 dias sem falhas, não compromete o efeito contraceptivo.

    ResponderExcluir
  3. Ju linda,tenho uma duvida!! Tipo,meu namo eh mt timido comigo,e ja falou para uma amiga que queria ter a 1 vez com ele,nos amamos muito,ja temos 1 ano de namoro.Sera que vc pode me ajudar a saber como dar dicas de que eu tbm quero?? Por favor ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, eu vou fazer um post pra responder a sua pergunta ok? Deixa comigo :)

      Excluir
  4. Adorei!!! tirando os mitos!

    Adorei a sua visita, Obrigada por participar do meu Blog!

    Já tem post novo no Blog!

    Quem me seguir sigo de volta basta avisar nos comentários.

    Me siga no Twitter: https://twitter.com/jessicamissias

    http://ousadiaecriatividade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário! Eu leio e respondo todos o mais rápido possível :)

-Comentários ofensivos serão apagados.
-Comentários só para divulgação (sem mencionar o conteúdo do post) serão apagados.
-Deixe o seu blog no final para eu poder retribuir a visita.
-Se me seguir, avise e será um prazer te seguir também!