25 julho 2013

3

A Pergunta Que Não Cala: Vale a Pena Fazer Intercâmbio? + Minha Experiência

Quem me acompanha aqui já sabe que eu passei dois anos morando na Inglaterra, e que agora voltei a morar no Brasil. Desde que fui pra lá, recebi inúmeras perguntas sobre ir pra fora do país.

Então hoje eu resolvi fazer um post mais detalhado, respondendo a essas perguntas e compartilhando com vocês um pouco da minha experiência e da minha visão sobre esse assunto.

Pra começar, preciso dizer com toda a certeza do mundo que o meu intercâmbio foi uma experiência única e incrível, que me ensinou coisas que talvez eu nunca aprendesse sem ter ido. Dito isso, vamos as perguntas? 

O primeiro passo com certeza é escolher o local da sua viagem. Geralmente as pessoas escolhem EUA ou Inglaterra, porém isso depende de você. Não adianta ir pra um lugar que você não tem interesse, então a escolha deve ser bem pensada. No meu caso eu fui para Londres, na Inglaterra, pois minha mãe adora tudo por lá e eu entrei no embalo. Na hora de escolher, vale pesquisar sobre cada um dos lugares e o que eles têm a oferecer.
O segundo passo é retirar visto. Isso muda totalmente de pessoa pra pessoa, vale pesquisar mais sobre no Google.

Outra grande preocupação para muitas pessoas (com motivo), é o gasto. Claro que não tem como eu escrever aqui que o seu gasto será x, pois isso é totalmente relativo. Porém, eu acho horrível quando quero saber de algo que envolva números e ler apenas ''depende'', então resolvi mostrar a vocês alguns números para vocês terem ideia de alguns gastos. Como viajei pra Londres, a minha tabela é sobre os gastos nessa cidade:
  • Passagem de ida e volta sem escala: Cerca de R$3.000 (com escala é um pouco menos).
  • Casa de Família: Cerca de R$2.000 por mês (envolve café da manhã, almoço e jantar).
  • Apartamento de Estudantes: Cerca de R$680 por semana (R$2,720 por mês)


As pessoas nem acreditam quando eu falo sobre a facilidade que tive para dominar a língua inglesa. Tá certo que isso muda de pessoa pra pessoa, depende da sua idade, do seu conhecimento da língua antes de viajar e também do quão esforçado você é. Mas, pra fazer uma média, pra quem tem o inglês básico-intermediário, após 1 mês de curso você vai ter uma visão superficial sobre a língua, após 6 meses já vai se virar sem problemas e após 1 ano já é possível que fale fluentemente.

Uma coisa que acho importante mencionar é que infelizmente o Brasil tem métodos e leis diferentes de outros países em relação ao estudo, e é por isso que é necessário pensar bem sobre quando ir. Eu e muitos amigos conhecidos passamos pela mesma situação, que foi sair do país, completar os estudos lá (eu completei o ensino médio em apenas 2 anos e meio), chegar aqui e ainda ter que estudar mais algum tempo para cumprir a lei do Brasil (no meu caso serão 6 meses). Caso você pretenda ficar apenas 1 mês, não passará por isso, porém, se estiver pensando em ficar um tempo maior, estará sujeito a esse problema. A lei Brasileira exige que você cumpra pelo menos 3 anos de colegial, e, mesmo se formando fora, não se formará aqui se não completar esse tempo mínimo. Se você já passou dessa etapa na sua vida, não precisa nem pensar nisso.

Ah, os desafios.. Precisa dizer que são muitos? O clima diferente, a cultura diferente, horários loucos, saudades de casa entre outros, são ''obstáculos'' que talvez você estranhe. Na Inglaterra, por exemplo, o inverno é super severo e escurece antes das 4 da tarde. Pra mim isso foi um desafio enorme, pra você talvez seja super tranquilo. Ao meu ver, conhecer novas culturas foi louco porém incrível, pra você talvez seja desagradável, e por aí vai! 
Um dos maiores desafios, porém, é a saudade de casa. Dos amigos. Do cachorro. Da família. Isso todos nós temos, nem que seja um pouco, e é normal. A dica que eu dou para que isso não se torne uma barreira no seu caminho e uma pedra no seu sapato, é que tente se concentrar no momento, conhecer pessoas novas, viver momentos únicos, e manter em mente que quem é de verdade prevalecerá lá, te esperando e torcendo por você.

Por hoje é isso pessoal! Se alguém tiver outra dúvida ou sugestão de post, é só deixar nos comentários ou enviar em alguma rede social, ok? :)

3 comentários:

  1. Eu ainda não fiz intercâmbio, mas vou fazer para a Escócia. É um lugar que quase ninguém procura, mas que eu me interesso muito. Fiz o mesmo esquema que você: procurei no google, me informei, conversei com pessoas que já foram e consegui um lugar do meu interesse, economizando e com segurança.
    Muito útil seu post!
    Beijos.
    secrets-and-news.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querendo ou não eu acho que tem que ter uma certa coragem pra enfrentar outro pais e tal..Eu tenho vontade de fazer,porém acho que vou cursar minha faculdade de direito por aqui mesmo.Beijos!!
    http://meninas-por-meninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Ju, como já conversamos, penso muito em fazer um intercambio assim que acabar o ensino médio. Quero ir ou para os EUA, ou para a Inglaterra. Adorei as dicas.

    Beijos e Pausa pra TPM
    http://www.pausapratpm.com

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário! Eu leio e respondo todos o mais rápido possível :)

-Comentários ofensivos serão apagados.
-Comentários só para divulgação (sem mencionar o conteúdo do post) serão apagados.
-Deixe o seu blog no final para eu poder retribuir a visita.
-Se me seguir, avise e será um prazer te seguir também!